sábado, 14 de fevereiro de 2015

[OPINIÃO] – Contos Apimentados – Porque sou baiano…



Olá, prezados aventureiros das páginas de papel, que a cola da vida mantenha as suas páginas sempre juntas para jamais se desmantelarem…

E a frase de efeito do dia é: “Nunca é uma palavra longa demais”. – J.R.R Tolkien

Um de muitos livros
Hoje estamos aqui para falar de uma antologia de contos Made in Bahia. Venho divulgar a obra de uma autora baiana, arretada, de muito respeito e prestígio no meio literário baiano. Ela fundou a editora Pimenta Malagueta, editora com raízes nordestinas, e é conhecida como Miriam de Sales.

É importante saber que Miriam é autora com nome conhecido internacionalmente e nacionalmente, a exemplo de sua participação constante em eventos como Salão Internacional de Turim, seletas de contos e revistas e jornais do meio literário. Tem uma revista onde publica textos de autores baianos, com edição impressa, O Beco das Palavras, além de inúmeros blogs e perfis no Facebook.

Logomarca da Pimenta Malagueta

Com 126 páginas de contos e crônicas realmente apimentados, todos ambientados no Estado da Bahia, a obra conta um pouco mais sobre esta terra incompreendida pelas outras "tribos tupiniquins", seu povo, seus costumes, tradições, dizeres e, o melhor de tudo, humor.

Os textos são curtos, práticos e muito bem humorados. Neles, Miriam leva seu leitor a momentos em que  se pega rindo sem perceber. O efeito, além de terapêutico, é crônico e aprofundado.

A autora em um de seus eventos internacionais
Esperta em seus estilos, sagaz e diretiva em sua forma de abordar o cotidiano, a autora mostra com essa obra que a literatura baiana tem o que acrescentar ao macrocosmo literário nacional. Ela fica cara a cara com autores renomados como Jorge Amado, João Ubaldo Ribeiro, Zélia Gattai e outros nomes conhecidos de nosso país.

Dos contos, os que mais me chamaram a atenção foram A mulher do Genival, Adereços, Escola para as noivas, O troco, Testemunha ocular e Um erro médico.

A autora com um banner de uma de suas produções

O livro é uma boa pedida para um fim de semana meio sonolento e sem graça (para dar uma acordada), dias corridos que pedem uma leitura rápida e que dê gosto ao correr do dia a dia que precise de um ardor abaianado.
M.M

Sobre a autora:

Miriam de Sales Oliveira nasceu em Salvador, Bahia. É professora formada pela Faculdade de Filosofia da Bahia, escritora por vocação, estudiosa de História e Literatura. Como pedagoga especializou-se em Piaget e Maria Montessori, ministrando cursos sobre esses mestres em várias escolas particulares de Salvador. Escreve para vários sites e jornais e é membro da Academia Poçoense de Letras e Artes, ocupando a cadeira 55. É Membro da Academia de Cultura da Bahia e da Academia de Letras Y Artes de Buenos Ayres, Secretária Executiva da Câmara do Livro da Bahia.

Vencedora do concurso “Minha estória de amor com a Perini” (out/09)
Colaborou c/a Revista “Bons Fluidos”, como estudiosa da cultura negra, folclore brasileiro e História do Brasil e de Portugal.
Palestras na II Flimar sobre Escolha de Profissões, Educação Ambiental e Internet.
Palestra em Paraty,durante a FLIP sobre A Bahia de Outrora"

Livros publicados:
Textos Seletos (Ed. Pensata)
Livro da Família (Ed. All Print)
Maktub (1º livro digital baiano), (KatePhotoArt)
Contos e Causos (Ed. Seven)
A Bahia de outrora (Via Litterarum Editora)
Antologia Cidade Vol. IV (L&A Editora)
Antologia Alma Brasileira: Um Dia de Esperança (Virtual Books)
(Fonte:https://br.linkedin.com/in/miriam-de-sales-oliveira-b2995228)

Nenhum comentário:

Postar um comentário